Morre o cineasta Francis Vale

Francis Vale
O cineasta Francis Vale faleceu na madrugada desta sexta-feira (8) em decorrência de um câncer
cinema cearense perdeu na madrugada desta sexta-feira (8) um nome importante de seus bastidores. O diretor Francis Vale, que embora paraense, teve uma trajetória intrinsecamente ligada ao Ceará, faleceu aos 72 anos em decorrência de um câncer
 
O filho do cineasta, Gabriel Vale, confirmou o falecimento em sua página no Facebook: "É com muito pesar que comunico aos amigos o falecimento do meu pai, Francis Vale. Meu maior mestre, meu maior amigo, meu maior exemplo de dignidade, solidariedade e integridade". O velório acontece nesta sexta, das 14h às 18h, no Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema. Já o sepultamento será no sábado, 9, a partir das 9h30, no Cemitério Parque da Paz.
 
Francis esteve por trás de leis de incentivo no Estado, foi coordenador da Casa Amarela e também diretor do Cine Ceará. Até este ano, coordenou o Festival de Cinema de Jericoacoara. 
 
Seu legado no cinema foi além dos curtas, dois longas. Um deles, "Trem da Alegria: Arte, futebol e ofício", um marco recente de sua curta filmografia. 
 
O secretário da Cultura de Fortaleza, Evaldo Lima, expressou pesar em sua página no Facebook: "Muito triste com o falecimento de Francis Vale nesta sexta-feira. Francis foi cineasta, escritor, produtor cultural, compositor e autor de lindas e eternas canções, recentemente homenageado no Congresso do PCdoB. Nosso último encontro foi no CUCA Barra do Ceará quando exibimos seu filme 'Trem da Alegria - arte, futebol e ofício' , seguido de debate com os estudantes da rede municipal de ensino. Francis, mais uma vez , desfilou sua elegância , inteligência e sensibilidade em doses generosas. Obrigado por tudo, Francis Vale!" 

Diário do Nordeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criada a Academia Cearense de Cinema

6 filmes que mostram a beleza da Catedral de Notre-Dame