Festival Curta Canoa exibe filmes nacionais e oferece oficinas gratuitas

A praia de Canoa Quebrada, localizada no litoral leste cearense, recebe a 12ª edição do Curta Canoa – Festival Latino Americano de Cinema de Canoa Quebrada. Iniciado na quinta-feira (7), o evento segue até o dia 12 de dezembro.
A programação abrange Mostra Competitiva, mostras (adulto e infantil), sessões especiais de interação social através da música, do teatro e da dança, além de oficinas e debate.
O festival distribui as atrações entre o Polo de Lazer de Canoa Quebrada, o Casarão da Cultura e o Cinema Bom Vizinho, esses últimos localizados na sede do município de Aracati. Toda a programação do Curta Canoa é gratuita e livre.
Ao todo, 106 curtas de 19 estados podem ser conferidos nas mostras Competitiva e Competitiva Bons Ventos. Os filmes selecionados concorrem nas categorias melhor curta-metragem de animação, ficção, documentário e “Júri Especial”, que participa votando ao fim de cada sessão. Também serão premiados a melhor direção, roteiro, direção de arte, fotografia, trilha original, melhor ator e atriz. 
Mostras e programação especial
Outras atrações do Curta Canoa 2017 são a Mostra Bons Ventos, exibida pela segunda vez na história do festival, com uma seleção de 56 curtas cearenses; além das Mostra Infantil, exibida pela primeira vez no Cinema Bom Vizinho para alunos da rede pública de ensino de Aracati; e Mostra Latino-americana, que acontece no tradicional Casarão da Cultura, na sede do município.
Anos de chumbo
A barbárie da ditadura militar no Brasil, que durou 21 anos (1964-1985), entra em cena na programação deste ano. Além do tema estar presente na seleção de filmes, o festival acompanhará o julgamento de anistia estadual do ex-preso político Raimundo Nonato dos Santos, acusado de subversão, que acontece em frente à Câmara Municipal de Aracati.
Oficinas e homenagens
O Polo de Lazer de Canoa Quebrada recebe a oficina de formação em cineclubismo ministrada pelo realizador audiovisual, professor e escritor Henrique Dídimo, às 8h, até 11 de dezembro.A capacitação é gratuita e voltada para qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer ou aprender mais sobre a atividade e o movimento cineclubistas. No mesmo horário, mas no Casarão da Cultura (Aracati), acontece a oficina de preparação de atores para cinema e TV, com o ator cearense Geovanni Marsallis.
A organização da 12º edição vai também homenagear o cineasta Ugo Giorgetti com o Troféu Curta Canoa, no dia 09 de dezembro. Giorgetti dirigiu, entre outros filmes, Festa (1989), Sábado (1995), Boleiros (1998), O Príncipe (2002) e Cara ou Coroa (2012). O segundo homenageado da noite será o grupo Lua Cheia – Aracati das Artes. O Troféu Curta Canoa é conferido desde a 1º edição do festival.
Tribuna do Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criada a Academia Cearense de Cinema

6 filmes que mostram a beleza da Catedral de Notre-Dame